Vinhas Sinônimo de Soluções
Vinhas Sinônimo de Soluções

Guia de Casamento


TRADIÇÃO


------------------------------------------------------------

VESTIDOS

A tradição do uso de lindos e elegantíssimos vestidos iniciou sua trajetória na Idade Média, com a alta comercialização de ricos tecidos trazidos do oriente para a Europa. Tinha uma função principal: diferenciar a corte da plebe. Os casamentos com trajes suntuosos seguiam o padrão de moda da época, deixando por conta dos tecidos todo o glamour do vestido.
A clássica cor branca entra para a tradição das cerimônias nupciais ditada pela moda da rainha Victória da Inglaterra. Em um período de muito colorido para os trajes, Victoria quebra a tradição dos casamentos arranjados casando-se completamente de branco, por puro amor, com o príncipe Albert.
Outros mitos ainda dizem que o noivo nunca deve ver a noiva com seu vestido antes da cerimônia, para não evocar má sorte no casamento.

VÉU E GRINALDA

Em Roma, por contribuição da vaidade feminina, uma mulher resolveu produzir-se de uma forma mais especial para sua cerimônia de matrimônio. Aplicou em seus longos cabelos ervas perfumadas, flores brancas do mirto, rosmaninho e ramos de espinheiros. Tinha,, então, inventado a grinalda. A partir daí novos e mais aprimorados enfeites foram sendo criados e usados por mulheres de todas as épocas, chegando as formas de véus, coroas e grinaldas usadas ate hoje.

O BEIJO NO ALTAR

Este ritual começou a partir da era do cristianismo. Seu significado é de que os noivos, ao se beijarem estão passando sua alma um ao outro pela respiração.

CHUVA DE ARROZ

Como símbolo de fertilidade, fartura e prosperidade, convidados jogam uma chuva de arroz nos noivos na saída da igreja.

ALIANÇA

A aliança dos noivos é toda envolvida de simbologias. Cheio de encantamento, a forma circular representa o infinito, o elo, a corrente, os votos do amor eterno sem interrupções. E cabe ao ouro todo o significado da nobreza da jóia e pureza do relacionamento.

BODAS

O casamento representa uma etapa fundamental na vida de duas pessoas. É um marco inesquecível na memória de quem traz o amor e o respeito como elo principal da união.
É por isto que há motivos de sobra para comemorar os caminhos traçados pela aliança, vivido pela família.




CERIMÔNIA DE CASAMENTO



O casamento desde a antiguidade passou por varias formulações. Já foi totalmente desligado dos sentidos afetivos, assim como um acordo político, já serviu como contrato familiar e, enfim, conquistou o amor como valor maior, transformando-se em sonho da maioria das mulheres.
Mas entre décadas e acontecimentos, o ato de se casar nunca deixou de ser especial. É por ser tão especial que cada religião “desenvolveu” seu rito único para a realização desta cerimônia.

CERIMONIA CATÓLICA

Ao som de musica instrumental, o cortejo abre com a entrada do noivo acompanhado pela mãe, seguidos do pai do noivo com a mãe da noiva e os padrinhos de cada lado, alternadamente.
A noiva entra na igreja conduzida pelo pai, podendo ou não estar precedida pela daminha e o pajem. Já não se usa tanto, mas as damas-de-honra, as melhores amigas da noiva, também podem fazer parte do cortejo. Todos os convidados levantam-se para recebe-la.
Ao chegar no altar, o pai junta-se à esposa após entregar a filha ao noivo. Que está à espera junto com todos os padrinhos e as madrinhas. O casal se posiciona de frente ao sacerdote, ficando a noiva à esquerda do noivo. O sacerdote da inicio à cerimônia com um pequeno sermão alusivo ao casamento, seguido de outros rituais, entre os quais benze as alianças, fazendo com que os noivos prestem o juramento, abençoando logo após o casal e os convidados.
Com a cerimônia terminada, os noivos cumprimentam os padrinhos. Depois, se reúnem na frente do altar, o noivo da o braço direito à noiva e o casal abre o cortejo de saída, seguido pelas damas e pajens, os pais dos recém-casados, os padrinhos de ambos lados e os parentes que estiverem no altar.

CERIMÔNIA BUDISTA

Nos mesmos moldes da cerimônia católica, o ato religioso budista dura mais ou menos 25 minutos, sendo cada etapa marcada pelo soar de um gongo. Como homenagem aos ancestrais, o inicio da cerimônia é marcado por orações aos antepassados e pela queima de dois incensos.
As perguntas tradicionais são feitas até que o ritual seja finalizado com um brinde feito com saquê.

CERIMONIA JUDAICA

Nesta cerimônia, a noiva entra acompanhada por seus pais, seguida pela daminha e a madrinha. O noivo entra em seguida ladeado pelos pais e, finalmente, o padrinho.
Todos se posicionam sob o chuppah (dossel que simboliza o lar) indo ao encontro do rabino.
Os convidados, sendo ou não judeus, devem usar o quipá (espécie de gorro) no alto da cabeça.
A cerimônia tem inicio com a benção de duas taças de vinho no idioma hebraico e aramaico. Uma delas é entregue ao casal, primeiro ao noivo, para que tomem um gole. Depois o padrinho entrega as alianças ao rabino.
No momento em que o noivo responde à tradicional pergunta, ele coloca a aliança no indicador direito da noiva. Sete bênçãos do casamento são lidas enquanto os noivos bebem a segunda taça de vinho.
Com gesto simbólico, a taça é quebrada pelo pé do noivo, representando a destruição do templo de Jerusalém.
Finaliza a cerimônia, os noivos deixam a sinagoga, seguidos pelos pais da noiva, depois os do noivo, a madrinha, o padrinho e o rabino.

CERIMONIA EVANGÉLICA

Aqui, o cortejo de entrada é instituído pelos padrinhos da noiva e do noivo alternadamente, seguidos pelos pais do noivo e depois da noiva. Após a entrada, todos se posicionam no altar para que o pastor dê a sua benção ao casal, que, em frente ao altar, devem ajoelhar-se varias vezes durante a cerimônia.
Depois da benção das alianças, o final do ritual é marcado com a entrega do buquê ou missal da noiva para a madrinha.
A musica permeia todo o ritual do casamento da Igreja Batista. Normalmente está presente um coral ou grupo que dá tom à cerimônia. Um dos pontos altos do casamento nesta religião é a benção das alianças em que o pastor fala sobre a sua simbologia aplicada a nova vida do casal.

CERIMONIA ORTODOXA

Os noivos devem ficar em frente a uma mesa no templo, onde o oficial se posiciona, que contem a bíblia , um crucifixo, o cálice de vinho e grande quantidade de flores.
No decorrer do ritual, a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) é evocado e o casal deve, a cada uma das três benção das alianças, dar voltas em torno desta mesa.
Ao final, os noivos são coroados com peças de ouro segurando castiçais de velas acesas que representam aluz do Senhor.
As cerimônias ortodoxas são realizadas sempre à tarde ou à noite.

CERIMONIA SEICHO – NO – IE

Esta cerimônia é baseada no shintoísmo, religião tradicional do Japão. Começa com a entrada dos padrinhos seguidos do noivo e por ultimo a noiva com o pai. O oficiante (sacerdote) inicia com canto de marcha nupcial seguido de um canto amatsu norito, que é a purificação. No altar, oferendas a Deus com arroz cru, saquê, sal, água e frutas. A seguir, vem o canto evocativo a Deus e consagração das oferendas e a palavra de participação com depoimentos de Tamagushi. Aqui, há troca de taças de ter tamanhos diferentes com saquê, levadas pelos auxiliares do oficiante aos noivos, que tomam celebrando a união dos casais. Para finalizar, o juramento e a troca de aliança pelos noivos e de taças pelos pais, simbolizando a união na família. A assinatura no livro de registros, o canto da grande harmonia e a saída dos noivos encerram a cerimônia.

CERIMONIA MUÇULMANA

Os noivos posicionam-se na frente do Sheik, do qual ouvem uma oração do Alcorão e suas palavras sobre o casamento. O muçulmano tem a opção de ter até quatro esposas, desde que haja equilíbrio entre os casamentos.



CERIMONIA MESSIÂNICA

Realizada pelo ministro responsável pela cerimônia e oficiantes auxiliares. O altar é preparado com oferendas de frutas e um pinheiro que simboliza a fartura e a união na moradia do casal. Primeiro, a entrada do noivo seguido de padrinhos e da noiva. A cerimônia é feita com orações em japonês e o pai-nosso, seguidos da benção das alianças, oração com johrei, oração silenciosa feita com a imposição das mãos, cujo significado é o batismo de fogo, a troca de alianças e a troca das taças recebidas do oficiante contendo vinho ou champanhe, simbolizando a união do espírito e corpo do casal. É feito o juramento no altar com oração e encerra-se com musica escolhida pelo casal, que saem juntos.




Dadas Comemorativas

------------------------------------------------------------

1º Ano Bodas de Algodão
2º Ano Bodas de Papel
3º Ano Bodas de Couro
4º Ano Bodas de Seda
5º Ano Bodas de Madeira
6º Ano Bodas de Jacarandá
7º Ano Bodas de Platina
8º Ano Bodas de Coral
9º Ano Bodas de Opala
10º Ano Bodas de Estanho
11º Ano Bodas de Topázio
12º Ano Bodas de Ônix
13º Ano Bodas de Safira
14º Ano Bodas de Quartzo
15º Ano Bodas de Cristal
16º Ano Bodas de Turmalina
17º Ano Bodas de Âmbar
18º Ano Bodas de Ágata
19º Ano Bodas de Água Marinha
20º Ano Bodas de Porcelana
21º Ano Bodas de Zircão
22º Ano Bodas de Louça
23º Ano Bodas de Marfim
24º Ano Bodas de Turquesa
25º Ano Bodas de Prata
26º Ano Bodas de Alexandrita
27º Ano Bodas de Crisopásio
28º Ano Bodas de Hematita
29º Ano Bodas de Lã
30º Ano Bodas de Pérola
31º Ano Bodas de Nácar
32º Ano Bodas de Pinho
33º Ano Bodas de Crizo
34º Ano Bodas de Oliveira
35º Ano Bodas de Rutilo
36º Ano Bodas de Cedro
37º Ano Bodas de Aventura
38º Ano Bodas de Carvalho
39º Ano Bodas de Mármore
40º Ano Bodas de Rubi
41º Ano Bodas de Aço
42º Ano Bodas de Linho
43º Ano Bodas de Azeviche
44º Ano Bodas de Carbonato
45º Ano Bodas de Platina
46º Ano Bodas de Alabastro
47º Ano Bodas de Jaspe
48º Ano Bodas de Granito
49º Ano Bodas de Heliotrópio
50º Ano Bodas de Ouro
55º Ano Bodas de Ametista
60º Ano Bodas de Jade
65º Ano Bodas de Ferro
70º Ano Bodas de Vinho
75º Ano Bodas de Diamante
80º Ano Bodas de Nogueira