Vinhas Sinônimo de Soluções
Vinhas Sinônimo de Soluções

Dicas


Leilão da gravata

A mais recente invenção é a vaca de pelúcia. Em vez de cortar a gravata do noivo, o casal faz um leilão de uma vaquinha de pelúcia. A diferença é que os lances são feitos com dinheiro vivo ? que não é devolvido. Quem der o maior lance leva a vaca.



Gravatas em miniatura

Gravatas em miniatura substituem a tradição de cortar a gravata do noivo em pedacinhos, são vendidas em todo lugar.



Bolhas de sabão

Há noivas que preferem algo ainda mais leve ? bolhas de sabão. Alugam máquinas que fazem bolhas e as colocam até na saída da igreja.



Sapo de pelúcia

Sapo de pelúcia, jogado pela noiva no fim da festa, no lugar do buquê de flores.



Cotas de lua-de-mel

Lista de presentes nem sempre é a melhor solução para ajudar o novo casal. Alguns já têm casa montada, outros vão mudar de cidade após a cerimônia e ainda há os que preferem uma bela viagem como presente. Peça para seus convidados contribuírem com cotas de lua-de-mel, boletos gerados pelo seu próprio site de casamento e que podem ser pagos em qualquer banco até o dia do casamento.



Caricaturas: bom-humor do convite à lembrança

Ultimamente a caricatura tem sido uma opção descontraída e original para casais que desejam ressaltar o seu bom-humor em convites de chá de panela/bar ou casamento, quadros de assinatura e lembranças como chinelos e canecas. Além disso, ela pode ser oferecida ao vivo como lembrança dos noivos aos seus convidados que ao caricaturados durante a festa.



Kits para o toilett

Kit para o banheiro feminino: Kit de costura com linha, agulha e tesoura, lixas de unha, grampos para cabelo, lenços umedecidos, caixa de lenço de papel, absorvente higiênico, fio dental, band-aid, pente, cotonetes, elástico de cabelo, curativos, analgésico, antiácido, desodorante sem perfume, anti-séptico bucal, copinhos de plástico descartáveis e goma de mascar de vários sabores (exceto canela).



Fraque

Somente o noivo e o pai do noivo usam fraque ou meio-fraque. Nenhum convidado pode usar fraque ou meio-fraque na cerimônia do casamento. Os padrinhos devem utilizar ternos escuros e camisa branca, preferencialmente.



A cor branca/pérola

A cor branca, pérola e/ou marfim é exclusividade da noiva. Nenhum convidado e/ou madrinha pode usar essas cores, senão pode competir com o traje da noiva. É uma total falta de elegância, caso isso ocorra.



Chapéu

O chapéu, que compõe trajes femininos, só deve ser utilizado durante o dia.



Entrega de presentes

Os presentes para os noivos devem ser entregues pelos convidados com antecedência na casa da noiva. Atualmente, não se considera adequado os presentes para serem entregues na igreja. Caso não tenha tempo para isso, entregue após o casamento, no dia seguinte se possível, na casa dos pais da noiva. Caso more em outra cidade e tenha que ir embora logo após a cerimônia, deixe o presente no carro e o entregue para os pais da noiva após a cerimônia de maneira discreta. O ideal é que essa última situação não ocorra.



Informalidade

Nunca apareça em nenhum casamento com roupas totalmente informais (jeans camiseta de malha, etc). Isso vale, inclusive para o casamento civil no cartório.



Pontualidade

Sempre respeite o horário dos convites (tanto da cerimônia, da recepção e/ou do almoço). Ser pontual é importante em qualquer situação.



Seja democrático

Não dê muita atenção a um único convidado. Lembrem-se que todos os convidados presentes foram especialmente para cumprimentarem vocês. Portanto, tentem ser democráticos e circulem bastante entre as mesas e todos os seus convidados sem esquecer ninguém.



As tradições do casamento
Há alguns símbolos e tradições no casamento bastante antigos e cujos significados se perderam ao longo do tempo. Veja como conhecer a história pode ser enriquecedor.

Vestido branco

Esse costume surgiu na era vitoriana. Preferida entre as noivas, a cor simboliza pureza e virgindade.

Chuva de Arroz

Tradição chinesa seguida há mais de dois mil anos. Simboliza a fartura e fertilidade. Atualmente é proibida em algumas igrejas. Verifique a possibilidade de fazê-la e lembre-se que todo cuidado é pouco nesse caso.

Aliança

É o símbolo da entrega e da fertilidade. Juntas, representam o símbolo infinito e têm uma função ambivalente: união e isolamento, ou seja, une o casal, mas é preciso que a individualidade seja mantida. Usa-se no dedo anelar esquerdo porque, segundo uma crença antiga, neste dedo passava uma veia que ia direto ao coração.

Bouquet

Usado para afastar os maus espíritos e tranqüilizar a noiva na entrada na igreja. Na festa, é jogado para compartilhar a alegria da noiva com as convidadas que, certamente, participam da deliciosa disputa para saber quem será a próxima a subir ao altar.

Lua de mel

Antigamente os casamentos aconteciam durante a lua nova e os casais bebiam uma mistura de água e mel que simbolizava a boa sorte. Os romanos também costumavam jogar um pouco de mel em frente à porta dos noivos, desejando-lhes vida doce.

Véu e grinalda

O véu, em árabe, quer dizer ?o que separa duas coisas?, ou seja, as vidas de solteira e casada. Já a grinalda representa o glamour de uma rainha, diferenciando a noiva das demais convidadas.

A noiva do lado esquerdo do noivo

Diz a tradição que isso impede a infidelidade durante a vida do casal, porém, na Idade Média era por um motivo diferente: caso algum homem tentasse ?roubar? a futura esposa, o noivo estaria com a sua espada na mão direita e poderia combatê-lo.

Noivo carrega a noiva no colo

Esse costume oriental diz que os gênios ruins ficam à espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido a protege, carregando-a para que ela não pise em nada que possa prejudicar a nova vida do casal.